sábado, 23 de junho de 2012

Aonde esta minha vitória






Aonde está a minha vitória? quem já não parou para se perguntar isso? Quem já não mudou de lugar, mudou de igreja, de casa. Quem já não viveu infeliz achando que se estivesse em outro lugar, se morasse em outro País, se tivesse outra família, uma outra situação seria feliz. Todos passamos por isso, todos já esperamos a situação mudar para então começarmos a mudar.
Para falar sobre essas nossas incertezas hoje quero tomar como base um texto bíblico que se encontra em 2 Reis 4: 1-7
“1-  Certa mulher, que era viúva de um dos membros de um grupo de profetas, foi falar com Eliseu e disse: – O meu marido morreu. Como o senhor sabe, ele era um homem que temia a Deus, O Senhor. Mas agora um homem a quem ele devia dinheiro veio para levar os meus dois filhos a fim de serem escravos, como pagamento da dívida.
2- Eliseu perguntou : – O que posso fazer por você? Diga! O que é que você tem em casa? – Não tenho nada, a não ser um jarro pequeno de azeite!- respondeu a mulher.
3- Eliseu disse: – Vá pedir que seus vizinhos lhe emprestem muitas vasilhas vazias.
4- Depois você e os seus filhos entrem em casa, fechem a porta e comecem a derramar azeite nas vasilhas. E vão pondo de lado as que forem ficando cheias.
5- Então a mulher foi para casa com os filhos, fechou a porta, pegou o pequeno jarro de azeite e começou a derramar o azeite nas vasilhas, conforme os seus filhos iam trazendo.
6- Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela perguntou se havia mais alguma.
- Essa foi a última! respondeu um dos filhos.
Então o azeite parou de correr.
7- Ela foi e contou ao profeta Eliseu. Aí ele disse:
- Venda o azeite pague todas as suas dividas. Ainda vai sobrar para você e os seus filhos irem vivendo.”
Muito já conhecem essa história, sobre a viúva e a multiplicação do azeite, o que vou falar aqui não e nada do que você já não tivesse ouvido antes.
Onde está a minha vitória? confesso que por vezes tenho vontade de buscar ela em um lugar diferente do que estou agora, sempre que uma situação adversa bate a minha porta, parece mais fácil fugir a enfrentar o problema. Queremos encontrar saídas, fugir do lugar que nos entristece, que nos  frustra, não me entenda mal não tenho nada contra mudança, mas uma vez ouvi uma missionária(irmã Marta Santos) dizer que Deus não tira ninguém da luta derrotado. Uma coisa bem diferente é mudar e tentar progredir outra é fugir de uma situação.
Pense nisto quais tem sido seus maiores impulsos ultimamente, o que é maior sua vontade de vencer, ou , sua vontade de fugir?. A história acima conta sobre uma mulher que tinha tudo para tentar fugir, era viúva e corria o risco de perder seus dois filhos. Ela poderia ter corrido para outro lugar, mas ao invés disso sua atitude foi contar seu problema para quem podia solucionar ele.
Quantas vezes passamos por situações que consideramos injustas, situações que nos sentimos incapacitados, então pensamos em desistir. Quantas vezes já não pensamos assim eu desisto dessa vitória, vou atrás de outra e assim sucessivamente.  Mas o segredo que aprendo ao ler esse texto é que a vitória não esta em um lugar, a vitória não é limitada a uma instituição, uma profissão, uma faculdade, uma pessoa, a sua vitória esta na sua casa, sua vitória está em você, com você. Essa é a vitória que Cristo dá, quando entendemos isso não importa para onde iremos e o tempo que demore, sua vitória estará la, lá em Genêsis 12: 2 parte b Deus disse a Abraão: ” E tu serás uma benção”. Abraão foi um homem próspero diante do Senhor independente da situação e local em que estava vivendo, ele era a benção.
Ao lermos a história da viúva percebemos que ela foi até o profeta, mas a fonte para vitória dela já estava em sua própria casa. Perceba que para realização do milagre o profeta Eliseu serviu apenas como um orientador, mas a atitude quem teve que tomar foi ela, dentre as quais posso destacar três.
1.    A viúva tomou a sabia atitude de contar os seus problemas para quem podia realmente ajudar, ela não perdeu tempo fofocando, lamentando. Ela foi atrás de uma solução, nessa hora ela não focou o problema.
2.    A agiu com obediência ao profeta e foi tomar vasos emprestados. Para o tamanho do milagre dela não bastava os vasos que ela tinha casa, ela teve que pedir emprestado. Não tenha vergonha de pedir oração, vá a igreja pedir vasos emprestados, participe de um grupo de oração.
3.    A solução do problema da viúva não estava nos vasos e sim no azeite, o vazo era apenas o instrumento para armazena-lo , na hora do milagre ela chamou os seus filhos   e fechou a porta sobre si. A realização do seu milagre foi em particular, ela teve que encher os vasos. Muitas vezes estamos até acostumados em pedir ajuda, pedir oração, um apoio financeiro e vivemos com isso como se fosse tudo, mas Deus quer te dar mas que apenas vasos emprestados, ele quer encher. Deus quer mais do que te dar bênçãos emprestadas ele quer te dar sustento.
A bíblia diz que a viúva vendeu o azeite, e ainda sobrou azeite o suficiente para ela viver com seus filhos. Deus deu a ela muito mais do que ela pediu, ela pediu para o profeta o pagamento de uma divida. Deus lhe deu além, lhe deu o pagamento e garantia de sustento e vida. Isso é o que Deus tem a fazer por nos, ele quer nos transformar em benção, ele quer se manifestar através de nossas vidas, com bênçãos permanentes e não momentâneas.


0 comentários:

Postar um comentário