terça-feira, 26 de janeiro de 2016

“O Deus Desconhecido” de Atos 17

E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos;  Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio” (Atos 17:22-23).
Os apóstolos de Jesus não andavam sozinhos a pregar o evangelho. Por exemplo, ora Paulo andava com Barnabé, ora com Silas; ora com Timóteo, ora com Marcos. Enfim, não precisava ser sempre a mesma dupla ou equipe para levar o evangelho do reino de Deus às outras demais nações. O importante era multiplicar a mensagem da Cruz.
Eles precisavam se expor, se apresentar como discípulos de Cristo, não se esquivavam, mas não se exibiam como estrelas, nem exigiam glória para si. Porém,  ensinando aos povos a darem glória ao Mestre Jesus, o Salvador que morreu e ressuscitou, está vivo, faziam o nome e o poder de JESUS se espalharem pela terra,  pois era desconhecido dos judeus e também dos gentios, e ainda é em alguns lugares da terra. Não se podia anunciar Jesus aos povos, sem se manifestar, sem abrir a boca, sem se movimentar, sem testemunhar. Não existe testemunho calado! Os profetas não estavam mudos!
Jesus subiu e deixou o Espírito Santo para nos consolar e dar esperança na vida e na morte (Rm. 8:38-39). Ele Ressuscitou da morte, por isso há Esperança!! Os deuses que os apóstolos confrontaram não falavam, não ouviam, não morreram por alguma boa causa, alguns nem existiram; não vão ressuscitar, nem irão salvar!!
Mas, o Deus Desconhecido de alguns (JESUS), este foi preparar lugar para nós, um dia vai voltar e nos levar para morar com Ele e o Deus Pai para sempre!!! Nenhum deus tem um plano assim. Nenhum ídolo de pau, de pedra, metal ou barro fala com você desse jeito hospitaleiro, humilde e amoroso! Há um plano de salvação para a sua vida! Por isso, não se faz necessário ficar com medo dos desastres ou perigos do futuro, consultando ‘gurus’ ou ‘guias’,  ‘videntes’ ou ‘cartomantes’, tentando em vão dominar a morte, diante do Verdadeiro Deus, que tudo vê.
“Anunciar que O Espírito Santo baniu o medo da morte e do futuro, fornecendo, assim, uma base segura tanto para a estabilidade presente, quanto para o futuro progresso moral, isso certamente não é insulto à cultura de nenhuma nação”. (David Gooding e John Lennox).
Amigo leitor, seja na vida, seja na morte Deus é fiel em seu plano de amor e fidelidade em Sua Palavra que conforta e alivia a ansiedade de todos os que Nele creem:
“Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8:38-39).
Como dizia, os apóstolos se movimentavam muito para darem “Testemunho de Cristo”, para anunciarem as “Boas Novas”. E, foi numa dessas viagens missionárias que lá estavam Paulo, Silas em Timóteo em Atenas, a cidade dos filósofos, religiosos e supersticiosos. Eles não se intimidavam e cumpriam a missão que a eles fora outorgada por Cristo. Ora, se eles, sendo judeus, já haviam confrontado e rompido com o sistema de suprema autoridade religiosa que representava o Sinédrio judaico, porque as autoridades religiosas judaicas negavam a divindade de Cristo, então, não seria de se espantar que agora seria a vez dos apóstolos falarem no Areópago Grego (uma serra de mais de mil metros de altura), que o “Deus Desconhecido” seria a novidade e o paradigma do momento.
O tema era tenso porque o discurso de Paulo não seria filosófico demais, nem moralista demais, nem ritualístico conforme dissertam as religiões pagãs pelo mundo a fora. Não. Paulo levaria o EVANGELHO = AS BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO ATRAVÉS DA GRAÇA DE CRISTO QUANDO DO ARREPENDIMENTO DE PECADOS. Se no Século 21 o tema ainda dá trabalho, imagina pregar para o povo incrédulo, pagão, idólatra e politeísta daquele século?! Mas, lá estava Paulo em Atenas…
Ora, o judeus viveram enclausurados em meio às civilizações superpotências da época. Centenas de anos mais tarde, o cristianismo viraria a religião oficial de Roma, um império que também estaria em decadência. O islã, mesmo não sendo uma nação, mas uma religião, estenderia-se expandindo à força de sua crença, e, suas fronteiras já estenderiam-se da Espanha à Índia. A Europa se afundaria nas trevas da Idade Média.
Atenas, nome da deusa da sabedoria, segundo os gregos, era uma cidade antiga fundada 3.000 a.C. O seu povo e demais estrangeiros que ali viviam gostavam de debates nas praças, apreciavam competir com argumentos filosóficos, o povo gostava mesmo de novidades e ouviam aqueles que chegavam nas praças com alguma novidade para discutir… Será que eles entenderiam as Boas Novas que o apóstolo levaria a eles?? Pois é, os gregos ( e até alguns judeus que ali habitavam) realmente viviam desta rotina, e Lucas, o autor de Atos, não deixou de registrar de forma expositiva o evento em atos 17:21, cerca de 61 a 63 d.C.
David Gooding e John Lennox escreveram assim em seu livro A Definição do Cristianismo: “Pergunte qual foi o poder que lançou os primeiros cristãos ao palco da história mundial, e Lucas responderá sem hesitação: a Ressurreição e a vinda do Espírito Santo. Pergunte mais uma vez por qual propósito a primeira comunidade cristã veio à existência, e Lucas responderá novamente: para dar TESTEMUNHOda ressurreição de Jesus em todos os cantos da terra!”. 
Agora reflita, como dar testemunho da morte e ressurreição de Cristo, da atuação do Espírito Santo, se escondendo em cavernas com medo de “aparecer!, achando-se, orgulhosamente, de “humilde” demais com a velha desculpa de “que eu diminua?”. Diminuir ou “se omitir?” Não somos agentes secretos do Reino. Nem retrocedemos na fé. Somos testemunhas de Jesus!!!
Os apóstolos colocaram a “mão na massa” e JESUS CRESCEU!!! Paulo desceu, desceu mesmo, diminuiu, inclusive “caiu do cavalo” literalmente para que Jesus crescesse através de sua fé em ação! (Atos 9). Eles não sairiam de Atenas sem fazer o nome de JESUS CONHECIDO!!! E Lucas escreveu cada detalhe dos atos  daqueles apóstolos, atos que revolucionaram o seu mundo, e aquela Mensagem da Cruz continua a revolucionar o mundo até os dias de hoje!
Em primeiro lugar, registrou-se que, Paulo, cheio do Espírito Santo e ousado na fé e na Palavra, convicto de seu chamado e de seu ministério, tendo certeza do ensino de Jesus e, não se intimidando com a religião “dominante” ou com as crenças “manipuladoras” ou “persuasivas” de sua época, não deixaria jamais escapar o assunto da idolatria grega. Havia mais deuses na pequena Atenas do que em toda a Grécia como nação. De acordo com Petrônio, eram cerca de 30.000 espalhados pela cidade. Mas, os intelectuais da época, que eram os “epicureus” e “estóicos” (Atos 17:17), os epicureus, por ecemplo eram ateus ou materialistas, doutrinadores de uma evolução sem criador. Já os estoicos eram panteístas (panteísta é um adorador dos astros e da natureza que Deus criou, mas não se relacionam com o Deus que criou a natureza). Deus não é uma energia num cristal, uma coisa, um símbolo. Essas coisas acabam, Deus não. Ele é infinito. Ele é eterno. Ele é o Criador de todas as coisas. Ele fala pela Bíblia, se revela pelas coisas da criação, e nós falamos com Ele através da oração. Isso é um relacionamento pessoal.
Paulo conseguiu a atenção dos intelectuais, tanto estoicos quanto epicureus, quando a sua homilia levou a eles refletirem se Deus não existia, então este não poderia ser representado por imagem mortas de pedra ou metal, e ao mesmo tempo sendo Deus é nosso pai e somos geração Dele, então não deveria haver impessoalidade julgada apenas pela razão, e, sim relacionamento verdadeiro e amoroso. Além disso, não poderíamos supor que o Deus que criou todas as coisas dependeria de uma habitação feita por mãos humanas. De uma forma ou de outra, Paulo tinha uma missão: anunciar a todos naquela discussão que Jesus Cristo era o Salvador e Senhor porque Atenas estava sem Cristo. Havia muita inteligência ali, só não havia “sabedoria” e “conhecimento” de JESUS, aqueles que talvez os atenienses homenageavam como “O Deus Desconhecido”.
Ora, Paulo estava revoltado com o descaso que os gentios davam ao Criador de todas as coisas, o nosso Deus Todo Poderoso, onde sua existência estava estampada através da criação. (Só um parêntese para testemunho: depois ele falaria disso aos romanos também. Ver Romanos 1:19-21, isso me faz lembrar o tempo de faculdade em que levava a Bíblia nas aulas de filosofia, fazia várias cópias dos cinco primeiros capítulos do livro de Romanos e eu distribuía aos meus colegas em sala, antes que a aula começasse – o professor era ateu, zombava de Jesus, mas ao menos duas almas se entregaram a Cristo na minha sala e alguns colegas pediam orações ou mais explicações sobre o livro de romanos. Meu carinhoso apelido na faculdade era “pastorzinho”. As nossas faculdades estão precisando de missionários e de evangelistas, de jovens sem vergonha do evangelho)…. Pois bem, Paulo dirigido pelo Espírito Santo resolveu “confrontar” a idolatria daquele povo. Os versos 22 a 24 dizem que ele andou e observou os objetos de culto e os altares de deuses estranhos (para ele) e fez uma rápida menção sobre a sua perspectiva. Ele estava preparando o discurso de glória e honra ao Deus Desconhecido dos Atenienses.
No verso 22 ele confronta: “E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos…”
Mas o que é superstição? 
Superstição (do latim superstitione) ou crendice[1] é a crença em situações com relações de causalidade que não se podem mostrar de forma racional ou empírica. Ela geralmente está associada à suposição de que alguma força sobrenatural, que pode inclusive ser de origem religiosa,[2] agiu para promover a suposta causalidade. Um exemplo comum no Brasil é a crença de que quebrar um espelho causa sete anos de azar.[3]
Superstições são, por definição, não fundamentadas em verificação de qualquer espécie. Elas podem estar baseadas em tradições populares, normalmente relacionadas com o pensamento mágico. O supersticioso acredita que certas ações (voluntárias ou não) tais como rezas, curas, conjuros, feitiços, maldições ou outros rituais, podem influenciar de maneira transcendental a sua vida.
Consideram-se superstições aquelas disciplinas sem embasamento racional ou científico,[5] as chamadas pseudociências, tais como:
  • adivinhação,
  • astrologia,
  • cartomancia,
  • curandeirismo,
  • feng shui,
  • geomancia,
  • magia,
  • quiromancia,
  • tarô,
  • homeopatia
Fonte: Wikipédia 05-12-15
Os atenienses faziam altares para um Deus Desconhecido somente para o caso “supersticioso”, se caso algum deus, dentre os 30 mil que haviam ali, ficasse supostamente irado por não receber “oferendas!!” No verso 24 o apóstolo continua preparando a mensagem principal. Ele confronta os santuários e ídolos feitos por mãos humanas. É impressionante como se adorava até o que Não se conhecia!! Mas, Paulo não daria ênfase a isso também!!! A missão dos apóstolos era ANUNCIAR o REINO DE DEUS. A nossa missão também deve ser esta! Não se distraia com outros assuntos. JESUS deve ser a mensagem CENTRAL do evangelho.
O Deus que é conhecido por nós, precisa ser conhecido de outras pessoas também!
Em Segundo lugar, o apóstolo retira a atenção da superstição ou da religião para dar atenção direta ao EVANGELHO. A mensagem precisava ser dada, e ele certamente não perderia tempo com outras coisas.  Ainda no verso 24, Paulo leva aquele público a glorificar a Deus, o SENHOR do céu e da terra, pois é Ele mesmo a quem a todos dá vida e respiração, e tudo mais!!
O “Deus Desconhecido” daquele tempo ou “ignorado” nos tempos de hoje, de um só fez a raça humana para habitar sobre a terra, fixou as épocas, os tempos e as eras da humanidade. Ele não está longe de cada um de nós, portanto, podemos buscá-lo. Nós vivemos, existimos e nos movemos por causa da misericórdia Dele.
Sim, fomos gerados por Deus, e desta forma, é ilógico pensar que a a divindade é semelhante ao ouro ou à prata ou à pedra talhada pela arte e “imaginação” do homem. (vs. 25-29)
Esse discurso de Paulo levou alguns intelectuais a o tratarem como um tagarela, mas foi por meio desses “tagarelas” cristãos que o evangelho chegou ao ocidente, e nos trouxe a revelação do grande abismo que há entre os deuses das religiões e o Deus Desconhecido das religiões. E, a revelação ao oriente é esta que este Deus Desconhecido é único que pode salvar a alma sem engano algum, pois Ele tem um plano de verdade, e, somente cabe a você, amigo leitor, decidir por se aventurar com deuses estranhos de pedra, barro, ouro ou bronze ou ser salvo pelo Deus de Moisés, de Abraão, de Isaac e de Jacó!! A estes Deus se apresentou pessoalmente. E, a Abraão evangelizou dizendo que todas as nações seriam benditas através do Patriarca da fé.
“Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. (Gálatas 3:8).
Ora, mas o que é evangelho?
Do grego: “euangelion” (eu, bom, -angelion, mensagem). Uma Boa Mensagem, boa notícia, Boas Novas.
Quem não gosta de receber uma boa notícia, né verdade?
Acontece que para alguns, a boa notícia não é a salvação de sua alma. Por isso é necessário que a pessoa entenda o quanto está perdida em sua incredulidade ou impiedade. As Boas Novas é a mensagem de que Cristo veio tirar o pecado do mundo. É necessário que o pecador saiba que ele não está salvo, que ele está perdido, que é transgressor, que precisa de arrependimento. É importante que o homem pecador saiba que não há desculpa para dizer que NÃO CONHECE O DEUS DA CRIAÇÃO (Romanos 1:20). Vamos ler?
“Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
20  Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
21  Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
22  Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
23  E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis…”
cruz1É necessário que o pecador entenda que esta mensagem deARREPENDIMENTO é nova, senão isso não fará sentido algum para ele!Não existe evangelho sem arrependimento, sem mudança, sem renúncia de vaidades, orgulhos e outros pecados!
Não basta declarar-se cristão ou vestir-se como cristão ou falar como cristão ou se comportar como cristão. Não adianta tentar dar “um jeitinho brasileiro” para justificar a idolatria! Deve haver renúncia. Tem que nascer de novo!
Paulo não anunciava o Cristianismo. Aliás, esse termo não foi criado pela igreja primitiva, e, sim por religiosos de outros credos e governos que precisavam distinguir os discípulos do Cristo crucificado. Mas, os apóstolos anunciavam a JESUS como o CENTRO do evangelho. A ÊNFASE da pregação deles foi JESUS! Um Deus vivo, divino e ressuscitado dentre os mortos! E, VC? O que vc está anunciando? Que Deus está anunciando? Um deus homem? Um deus igreja? Uma deusa da religião ou deusa da instituição? Um deus chamado dinheiro? O deus da fama? Que Deus a igreja de Jesus deve pregar?? O DEUS DIVINO!! ELE É INVISÍVEL, MAS REAL. Os apóstolos glorificavam o Rei das Nações! Criador do céu e da terra!! Quem não glorificará o NOME DELE, QUE ESTÁ ACIMA DE “TODO NOME?!!!!”
Quando os apóstolos pregavam sobre JESUS eles não falavam de um “Deus” coitadinho, um pobrezinho da manjedoura ou do Jesus filho de carpinteiro! Eles falavam de um REI, SENHOR e SALVADOR, QUE PERDOA E ELIMINA O PECADO DO MUNDO!!!!!
Em terceiro e último lugar, Lucas registra o exato momento em que Paulo dirige a Palavra de Salvação no Areópago. Afinal, isso jamais poderia ficar de fora de seu discurso em Atenas. Aliás, deveria ser o tema central de sua missão ali!
Se você é pregador do evangelho, qual tem sido a ênfase central de suas pregações? Tem sido um discurso cujo teor está mais relacionado ao homocentrismo ou Cristocentrismo?
O Apóstolo Paulo continua o seu discurso, dando esperança aos gentios.  No verso 30 ele alivia a alma dos ouvintes dizendo a eles que o Deus Criador não leva em conta o tempo da “ignorância”. Que, aquele Deus Desconhecido desejava se relacionar com eles sem necessidade de outros deuses, agora estranhos, por perto. Paulo falou do PLANO DE SALVAÇÃO que os outros deuses não oferecem gratuitamente. A pecúnia dos deuses das religiões é que o homem se vire sozinho, e que para “alcançar” alguma graça ou “milagre”, deve alcançar através de seus próprios esforços, conquanto que continuem ignorando o VERDADEIRO DEUS DA SALVAÇÃO e alimentando um engano de se receber sempre infinitas e mais escravizantes oferendas sem fim. O preço coercitivo dessas oferendas é tão caro, que algumas vítimas chegam a pagar com castigos físicos como doenças no corpo, muitas vezes loucura e até a morte!
Mas, este Deus Vivo e Verdadeiro, cheio de amor e compaixão, que é conhecido pela respiração de cada um de nós, há de salvar a humanidade através de um único ato de amor de JESUS, aquele que veio à terra, se entregou na CRUZ para limpar a humanidade da impureza de seus pecados quer sejam públicos, quer sejam ocultos, e trazer luz em meio às trevas, e no terceiro dia ressuscitou e vai voltar para levar os que creram neste plano. Você pode estar se perguntando agora, mas que impureza? Que escuridão? A resposta está em sua própria condição espiritual. Você está cheio ou vazio de amor?? Se vocÊ estiver vazio, isso não é vida, e você sabe disso!! Se você estiver vazio ou ansioso, abandone todas as consultas espirituais, economize as suas forças e energias, e entregue a sua vida para o Verdadeiro Deus, aquele que te criou e te conhece desde o ventre de sua mãe! Será uma nova vida!
Ora, Deus que agora hoje cremos não é mais desconhecido no ocidente, devido ao sofrimento, fé e perseverança dos apóstolos. Eles se expuseram por amor a Cristo para expandir o reino de Deus na terra! Ainda que o pecado de rebeldia, idolatria ou incredulidade esteja permeando a sua vida, Ele deseja ter um relacionamento sincero com você através da leitura da Bíblia, da oração, através de sua fé Nele. Deus conhece você, apesar de você ainda não conhecer a Ele intimamente nos dias de hoje! Ele quer fazer de seu coração morada eterna. Deus deseja habitar com você com Ele e Seu Filho no Reino dos Céus.
Os apóstolos escolheram e resolveram adorar somente a Deus. Eles obedeceram fielmente a Lei de Deus. E, seguiram todos os ensinamentos do Mestre Jesus. É como está escrito em Êxodo 20:
3  Não terás outros deuses diante de mim.
4  Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5  Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6  faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos”
Tá na Bíblia!! Nada disso mudou, nem mudará!! A teimosia de muitos, porém, somente poderá ser paga através de um genuíno e pessoal arrependimento.
Reflexão
Paulo, entregou a mensagem. Uns creram, outros zombaram (vs 32-32). E, você? De que lado você vai ficar??
Até a próxima amigos!!
Claudinho Santos
Twitter: @MinisterioAdore
——————————————
Livros e artigos indicados:
“A definição do Cristianismo”, David Gooding & John Lennox – Ed. A Verdade, Porto Alegre, 2014
“A Bíblia da Mulher” Atos dos Apóstolos
“O Arrependimento”, https://estudos.gospelprime.com.br/o-arrependimento-2/ – Claudinho Santos 2012
“Apologetica5”,  Alan_Myatt em monergismo.com

0 comentários:

Postar um comentário