segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Servos bons ou inuteis?

Servos bons ou inúteis…





Mateus 25:14 a 30

Deus nos deu talentos, o que temos feito com eles
Nossa tendência é olharmos quantos talentos tem os que estão a nossa volta e não valorizamos o que recebemos de Deus, muitos de nós achamos pouco demais…ou até mesmo nos vemos despreparados para multiplicá-los
Não valorizamos o que Deus nos confiou…
O que recebeu um talento não se esforçou, se sentiu desvalorizado pois os outros receberam mais segundo a sua própria capacidade.

O que nos leva a enterrá-los:


  • A incredulidade(O que posso fazer com isto, o que Deu pode fazer através de mim…)
  • A comparação ( sempre achamos alguém melhor do que nós para justificarmos nossa desistência e falta de perseverança….)
  • A preguiça ( você não quer se esforçar, trabalhar, o reino de Deus é ganho por esforço…prefere enterrar em fazer multiplicar…
  • A desobediência ( O Senhor nos confia para a multiplicação… e não para deixarmos morrer, enterrar talentos é desobedecer a ordem do SEnhor…)
  • O medo  ( “chegando por fim o que recebera um talento disse; senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeastes e ajuntas onde não espalhastes……receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu…)
  • Falta de Visão….(Se o Senhor mandara multiplicar faltou visão de Reino…)

  • Servo bom e fiel :
 Aquele que obedece a direção do Senhor, trabalha em prol de multiplicar o que ele confiou. Hoje pode ser tudo que Deus lhe confiou, como sua voz, suas canções, seu talento musical e artístico, a dança, pintura,  palavras reveladas, dom profético, dom de discernimento, de cura, dom de amar os perdidos…que todos nós devemos ter….dom de ensinar( Mestre) dom de abrir caminho para o evangelho, para a obra do término da grande comissão ( Apostólico), dom de cuidar, pastrear ovelhas…..não importa qual sejam seus talentos….
Todos nós recebemos talentos de Deus para multiplicarmos para Ele, para seu reino de justiça e Amor, faz parte de um projeto sublime, que só Ele mesmo poderá realizar através de nós.

Quando desistimos e deixamos de lado o que Deus nos confia,  estamos desobedecendo um mandamento de Deus…..desobediência atrai maldição…
Temos que cumprir o chamado o propósito pelo qual Deus nos chamou a vivermos…..entedendo e discernindo o tempo determinado para cada rpopósito se cumprir…
A razão de nossa existência é cumprirmos nossa Missão aqui na terra até  o tempo do fim…


  • Nossa Missão
Todos nós somos chamados para evangelizarmos e fazermos discípulos de todas as nações…..o que temos feito com os instrumentos os dios, os talentos que Deus nos confiou para terminarmos esta Grande Missão….

Somos como um grande exército todos chamado para guerrearmos e trabalharmos na Ceara que é grande muito grande….e muito pouco os trabalhadores……e ainda muitos de nós por causa de nossa incredulidade, soberba…orgulho, comparação….e tantos outros pecados deixamos de acreditar que somos escolhidos e nos retiramos do campo de batalha achando que temos direito de desistir….
As vezes não acreditamos mais nas pomessas que um dia Ele nos deu…
Quando não fomos chamados por um Deus que nunca desisti de nós mesmo quando pensamos que está tudo perdido…..ele insisti em continuar nos usando….por causa do seu Reino e do seu Amor por nós…..


Se estamos num exercito que o General nunca desisti da guerra e nem de seus soldados , poruqe vamos deistir de perseverar até o fim….

  • Servo bom e fiel - ” Sua Visão , minha visão”
vs 21 ” Servo bom e fiel, foste fiel no pouco , sobre o muito te colocarei…”


O que significa este pouco para nós: onde estamos plantados pelo SEnhor no seu tempo determinado- kairós de Deus para nós:

  • Nossa casa – família
  • Nossa igreja – célula, ministério, grupo de estudo
  • Nossa escola, faculdade, seminários
  • Nosso emprego, trabalho
  • No ministério, na obra

Se trabalho para teu Reino…..preciso ter sua visão empreendedora…Fazer parte de um Reino de Amor, justiça e compaixão…seu maior negócio é este…
O amor, seu maior investimento….seus filhos.

“Não tem como sermos benção longe sem sermos benção perto…” Ronaldo Lidório

Fazemos parte de uma Nova Geração de adoradores e profetas missionáios que irão impactar as nações….sabemos desta verdade…..mas somente os que são benção na sua casa, no seu bairro, na sia Igreja,  na suua comunidade, na sua cidade, no seu estado, na sua Nação…é que será usado por deus para abençoar as nações da terra…

Todos nós sabemos que temos um chamado de Deus específico para nós cada um na sua área, muitos ainda não discerniram ainda mas sabem e estão buscando de Deus…..mas o principal antes de querermos ser missionários nas nações da Terra temos que ter um bom testemunho aqui onde deus nos plantou….


  •  O Servo inútil 
vs 26 “…Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei…”

Senão obedecemos a Deus não somos benção e consequentemente não damos bons frutos
Se quizer saber se árvore é boa olhe para seus frutos…

Já pensou  se plantarmos uma maçã podre no nosso quintal…não dará fruto….pois fruto podre, estragado…mesmo em terra fértil não frutifica…não se multiplica….

Esta é a história de muitos missionários que foram enviados por suas igrejas e agências desprepardos ou fora do tempo, e lá nas nações não deram furtos dignos….pois não eram servos bons e fiéis em suas igrejas, cidades e nação.

  • Temos duas escolhas;
Sermos bons e fiéis em tudo quanto o Senhor nos confiar, obedecermos nosso chamado em multiplicarmos nossos talentos para que possamos servir e amar as nações da terra…e os povos não alcançados…
Ou sermos inúteis e escolhermos o caminho mais fácil da passividade, da desobediência ao chamado que um dia Ele nos deu…


Se tudo é para Ele e por Ele quem somos nós para dizer não….



lEis-nos aqui Senhor ajuda-nos a cumprir o seu desejo, seus planos, seus desígnos e propósitos para… nós não nos deixe deistir por tão pouco…trocarmos  nosso chamado genuíno por um prato de lentilha qualquer….. Nos ajude a sermos NOBRES EM NOSSAS ESCOLHAS….em nossa conduta…..nos ajude a não escolhermos sermos medíocres mediante a um tão SUBLIME e PRECIOSO chamado…

Ao invés da comparação e da competição…vamos trabalhar juntos como um Corpo, servindo ao Cordeiro para que o Reino cresça e se multiplique…sobre as nações da terra!
                                                                       **************

1 comentários:

  1. Belo trabalho em obra para o criador de nossas vidas...CONGRATULAÇÕES PELA INICIATIVA EM AMOR AO NOSSO MAIOR E ÚNICO EXEMPLO VERDADEIRO.
    Ângelo Márcio Ferris

    ResponderExcluir